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Quem não mede não gerencia
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Quem não mede não gerencia

Você tem sua empresa nas mãos? Conhece todos os resultados e consegue identificar a partir de quais ações eles vieram? 

Quem não mede não gerencia. 

Você precisa ter os números do seu negócio claros para entender o que te traz lucro. É preciso medir os resultados de ações de marketing, fazer seu demonstrativo de resultados, avaliar a atuação dos profissionais, testar estratégias de compra e venda.

Só quem conhece a fundo os números, consegue tomar as melhores decisões. 

Sabemos que muitas vezes essa parte pode parecer chata, mas acredite: você precisa dominá-la para evoluir. 

Para te ajudar a conhecer mais sobre os indicadores e números do seu negócio, vamos ensinar no artigo de hoje dois importantes conceitos financeiros: ROI e Payback.

Na tradução para o português, ROI significa Retorno Sobre Investimento – métrica importante para tornar qualquer investimento da empresa (de maquinário a publicidade) mais assertivo. Um importante indicador para demonstrar os pontos fracos e fortes de qualquer projeto.

Para calculá-lo, usamos a seguinte fórmula:

ROI: (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

Para obter o resultado em percentual, multiplica-se por 100.

Para facilitar o entendimento: por lucro do investimento entende-se o que foi obtido sobre a margem das vendas.

Exemplo: se a venda de dez produtos gerou R$20 mil de receita, com margem de lucro de 20%, R$4 mil é o que de fato vai para o caixa da empresa.

Já o custo do investimento pode ser entendido como aquele com gastos com salários, mensalidades de serviços ou pagamento de terceirizados. 

Exemplo: para aumentar a produção de um artigo, você contratou mais pessoas e investiu em ações de marketing, gastando R$100 mil. Neste período, o faturamento foi de R$750 mil, sendo 40% de margem de lucro. Ou seja: R$240 mil voltaram para o negócio. Neste cenário temos a seguinte situação:

 ROI: (R$300.000,00 – R$100.000,00) / R$100.000,00 = 2

Neste exemplo, o ROI será de 200%. Logo, para R$1 investido, o retorno será de R$2 para o negócio.

Este modelo é muito usado, mas apresenta uma pequena falha: não considera o tempo, fator muito importante. Um retorno mensal de 50% é maravilhoso, mas se este mesmo retorno for obtido em um ano, o cenário muda.

Por esta razão, é importante analisar outro indicador, que deve caminhar junto com o ROI: o prazo de retorno sobre investimento ou payback.

Payback é um indicador do tempo do retorno do investimento. Falamos, aqui, do tempo que a empresa levará para devolver o dinheiro a quem o investiu. Ele é calculado da seguinte maneira:

Payback: investimento inicial / ganho no período

Exemplo: foram investidos R$500 mil em um projeto que vai ajudar a empresa a economizar R$100. O tempo de retorno deste investimento é de cinco anos.

A conta demonstra o investimento em relação ao tempo. Para o investidor, quanto menor o tempo de retorno, mais interessante terá sido o investimento realizado.

Desta forma, é sempre bom analisar os dois indicadores, que, juntos, vão levar ao investimento, ao prazo de retorno e ajudarão a responder questionamentos importantes.

E ai Girls, já mediu seu negócio hoje?

Besos, besos.

Bru, Dri e Nati.

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