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Plano de mídia paga: saiba como fazer e alavancar seu negócio

Plano de mídia paga: saiba como fazer e alavancar seu negócio

O universo digital está em constante evolução. Com o passar dos anos, novas ferramentas vão surgindo para apoiar os pequenos e grandes negócios. Uma excelente alternativa no cenário atual é a realização de um plano de mídia paga, que é frequentemente utilizado para impulsionar resultados.

Quando ele é colocado em prática de forma adequada, considerando a persona e outras questões específicas ligadas ao negócio, essa abordagem pode ter um impacto muito significativo para alavancar uma empresa e transmitir uma mensagem clara e direta para os usuários.

Neste artigo especial, nós vamos explorar esse assunto tão relevante e você vai entender o que é um plano de mídia paga, a importância dessa estratégia, como funciona, suas vantagens, métricas e outros pontos importantes a respeito.

Glossário

Ao ler este artigo, você pode se deparar com determinados termos muito comuns no universo da mídia paga. Mas não se preocupe! Se você não tem familiaridade com eles, leia este pequeno glossário que vai tirar as suas dúvidas.

  • Impulsionamento: envolve promover um conteúdo específico através de um investimento financeiro. Pode ser, por exemplo, uma postagem em uma rede social. Com o impulsionamento, você paga para que ele receba mais alcance e chegue a um público mais amplo, que vá além dos perfis que já seguem a conta em questão.
  • Alcance: número de pessoas únicas que visualizam o seu anúncio ou conteúdo promovido. Essa métrica é utilizada para mensurar a visibilidade e o impacto de uma campanha de mídia paga. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
  • Anúncio: pode ser veiculado em diferentes formatos, como banners em sites, vídeos ou postagens patrocinadas em redes sociais, entre outros.Ele é uma forma de comunicação paga que tem como objetivo promover um produto, serviço ou até mesmo uma publicação específica.
  • Campanhas: conjunto de anúncios ou ações promocionais planejadas e executadas de forma integrada. Uma campanha pode ter objetivos específicos, como aumentar a conscientização da marca, gerar leads, impulsionar as vendas ou promover um evento.
  • Persona: personagem fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, baseada em dados reais dos consumidores.
  • Lead: possível cliente que demonstrou interesse pela empresa, seus produtos, serviços ou conteúdos.

O que é mídia paga?

Antes de saber como colocar em prática um plano de mídia paga e sua importância para um negócio nos dias de hoje, é relevante entender exatamente o que é essa ferramenta.

O marketing é um conjunto de estratégias desenvolvidas por uma empresa para entender, alcançar e satisfazer as necessidades do mercado, sempre com foco em oferecer o melhor serviço ou produto ao cliente e, consequentemente, aumentar a lucratividade e alcançar o sucesso.

Criar um plano de mídia paga é uma dessas táticas, que também está ligada à publicidade, e tem como objetivo aumentar o alcance de um negócio, auxiliar no atingimento de suas metas e conquistar resultados mais ágeis e expressivos.

Com essa prática, é possível fazer o impulsionamento de diversos materiais e campanhas, incluindo publicações e, é claro, ofertas. Essas campanhas podem aparecer em vários formatos, como texto, imagem, banner ou link, entre outros.

Na hora de preparar sua estratégia de plano de mídia paga, a empresa define onde o anúncio será veiculado, além de outras questões importantes como o período da divulgação e o valor a ser investido.

A importância do plano de mídia paga

No atual cenário do marketing digital, a mídia paga tem um papel fundamental, especialmente em razão do crescimento da concorrência e da imensa quantidade de informações disponíveis na rede.

As empresas têm o grande desafio de alcançar o público esperado de maneira efetiva, e os anúncios pagos aumentam a visibilidade de um negócio, impulsionam o tráfego de seus sites e melhoram sua taxa de conversão – resultando no crescimento dos lucros.

Com a adoção dessa estratégia, é possível segmentar os anúncios levando em consideração a persona, além de outros critérios, como o local, o comportamento e outros pontos importantes.

E não para por aí: um plano de mídia também permite avaliar o desempenho de todas as campanhas inseridas de acordo com uma série de métricas que podem ser utilizadas, além de ser possível calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e, diante desses dados, fazer eventuais ajustes necessários para otimizar os resultados.

Informe-se sobre ROI em um artigo que preparamos pra você:

Como calcular o retorno sobre o investimento: saiba o que é ROI

Quais são os tipos de mídia paga?

Uma empresa tem um grande leque de possibilidades ao adotar uma estratégia de mídia paga, sendo possível promover seus produtos, serviços ou conteúdos em formatos e plataformas distintas, sempre pensando no público a ser atingido.

Continue lendo para conhecer os principais tipos de mídia paga.

Redes sociais

As redes sociais são as queridinhas do público há anos e seguem ganhando força. Elas deixaram de ser apenas um ponto de encontro on-line e se tornaram fonte de informação e, é claro, um grande tesouro para as empresas que precisam dar mais visibilidade ao seu negócio.

É possível criar um plano de mídia paga pelas redes sociais e escolher a que melhor se adequa ao conteúdo. O Facebook, o Instagram, o Twitter e o LinkedIn são apenas alguns exemplos, mas existem muitas alternativas disponíveis.

São muitos os benefícios de anunciar nessas plataformas, mas um dos pontos altos é a gama de possibilidades. Existem inúmeros filtros e segmentações que permitem entregar, de fato, um conteúdo diretamente para a persona da empresa.

Vale a pena destacar um ponto: a abordagem precisa ser muito bem assertiva, já que os usuários de redes sociais não costumam utilizá-la com o objetivo principal de fazer uma compra no momento em que estão navegando.

A ideia é dar mais visibilidade à marca e procurar criar a necessidade de compra no usuário que visualiza o anúncio em questão. Além disso, os filtros que citamos anteriormente também fazem toda a diferença.

Podemos dar um exemplo disso. É bem provável que você já tenha feito uma pesquisa de um produto ou serviço e, em seguida, visto vários anúncios relacionados em suas redes sociais. Nos dias de hoje, essa é uma tática muito bem sucedida.

Motores de busca

Não é de hoje que os motores de busca fazem sucesso na internet, mas eles estão ganhando cada vez mais importância e relevância. Usamos essas plataformas todos os dias para buscar informações dos mais diversos tipos e formatos.

Essas plataformas possuem uma imensa base de dados e são capazes de oferecer o conteúdo ao usuário levando em conta a relevância desse material. Além disso, o texto disponível nos motores de busca pode ser expandido dentro dos sites parceiros, que promovem a empresa com outros formatos.

Para obter sucesso e agregar valor, o objetivo é posicionar o conteúdo em questão entre as primeiras posições do motor, pois elas, tradicionalmente, rendem mais cliques dos usuários.

Embora seja possível alcançar essas posições de forma orgânica, esse é um trabalho cada vez mais difícil diante de tantas informações publicadas na internet. Com um plano de mídia paga, isso é possível diante de um investimento financeiro.

A utilização de palavras-chaves bem selecionadas, um conteúdo otimizado e as estratégias de exibição ao escolher o anúncio fazem toda a diferença nos resultados.

Portais

Uma outra opção de plano de mídia paga é fazer anúncio em portais. Normalmente, eles já são elaborados por nicho, o que facilita na construção de uma estratégia assertiva, sendo possível direcionar muito bem o perfil do usuário a ser impactado.

São muitas as opções para os portais. Muitas vezes é possível escolher o local em que o anúncio será exibido ou incluir pop-ups – alguns deles que podem ser colocados, inclusive, na página principal.

Análise de resultados: as métricas

É necessário avaliar os resultados das estratégias de mídia paga aplicadas. Vale a pena se aprofundar melhor nesse tema na hora de fazer essa avaliação, mas vamos pincelar as principais métricas para te dar um norte nesse processo.

As mais utilizadas são:

  • Custo por clique (CPC): tem o objetivo de destacar o valor médio pago pela empresa por cada clique, medindo o desempenho de uma campanha em diferentes canais.
  • Custo por 1.000 Impressões (CPM): é utilizado para mostrar o custo do anúncio publicado para cada mil impressões (visualizações), o que facilita a entender se a campanha está, de fato, ganhando a visibilidade esperada.
  • Taxa de cliques (CTR): afere a quantidade de cliques obtidos por um anúncio e faz uma comparação com o número de vezes em que ele foi exibido.
  • Custo por Lead (CPL): determina o custo da conversão de cada lead em uma campanha.
  • Custo por Aquisição (CPA): métrica utilizada para medir o custo médio da aquisição de clientes pela empresa, destacando a conversão da campanha.
  • Return on Advertising Spend (ROAS): define o retorno do investimento da empresa em publicidade, mostrando o resultado de uma campanha.

Por falar em métricas, vale a pena acessar o artigo que preparamos sobre esse assunto, levando em consideração vários pontos de um negócio. Leia agora:

Entenda a importância de métricas para o sucesso do seu negócio

Ferramentas de mídia paga

Agora que você entendeu o que é um plano de mídia paga, seus formatos e vantagens para um negócio, nós vamos citar algumas das ferramentas mais utilizadas e que podem ajudar você a fazer a gestão dessa estratégia.

  • Google Ads (que inclui o YouTube);
  • Facebook Ads;
  • Adbeat;
  • SocialAdNinja
  • LinkedIn Ads.

É válido se informar melhor sobre cada uma delas para entender a que melhor combina com a campanha esperada pela sua empresa e trabalhar o plano de mídia paga de acordo com essas necessidades.

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