Mulheres empreendedoras estão por trás das histórias de êxito de diversas organizações, no Brasil e no mundo. A visão de mercado, o olhar para o futuro e a gestão de negócios fizeram com que empresas dos mais variados segmentos crescessem, se expandissem e se tornassem cases de sucesso.
Neste artigo, reunimos as biografias de algumas dessas grandes profissionais femininas para que você possa se inspirar e se sentir ainda mais forte e confiante para apostar nos seus negócios e transformá-los em exemplo para outras mulheres.
Luiza Trajano, do Magazine Luiza
Luiza Trajano abre a nossa lista de grandes mulheres empreendedoras. Natural de Franca, no interior de São Paulo, ela é ex-presidente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas de varejo do Brasil em lojas físicas e e-commerce.
Sua história de sucesso começou ainda aos 12 anos, quando decidiu abrir mão de suas férias escolares para ajudar, como balconista, a Cristaleira, loja de seus tios, que era um pequeno comércio de lembrancinhas.
Mais tarde, para escolher um novo nome para o estabelecimento, a tia de Luiza, que tinha o mesmo nome, criou um concurso de rádio. Os moradores de Franca opinaram e rebatizaram a loja de Magazine Luiza, hoje conhecida em todo o país.
Trajano passou a trabalhar de maneira efetiva no comércio familiar aos 18 anos. Ela se formou em Direito e atuou em diversos setores da empresa.
Quando tudo mudou
Em 1991, a tia de Luiza Trajano decidiu que estava na hora da sobrinha assumir os negócios. Nos anos seguintes, a empresa começou a se modernizar com várias inovações, incluindo o comércio virtual.
Além disso, ela mostrou seu talento para a resolução de problemas e, com uma grande promoção que é destaque até nos dias de hoje, implementou uma ação para driblar as vendas de janeiro, que historicamente são mais baixas no comércio.
Foi apenas em 2008 que Luiza Trajano se tornou presidente da rede, cargo que ocupou até 2016, ao ser substituída por Frederico Trajano, seu filho.
O Magalu, como é mais conhecido, tornou-se uma das maiores varejistas do Brasil. Hoje, Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magalu, além de liderar o Grupo Mulheres do Brasil, que é formado por grandes profissionais que atuam nos mais diversos segmentos.
Cristina Junqueira, do Nubank
Cristina Junqueira é cofundadora do Nubank, que se tornou um dos bancos mais valiosos da América Latina. Nascida em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda quando jovem.
Graduada em Engenharia de Produção na USP – Universidade de São Paulo, fez mestrado na mesma instituição e trabalhou como analista de sistemas do Unibanco. Mais tarde, em 2007, mudou-se para os Estados Unidos e estudou finanças e marketing.
Ao retornar ao Brasil, Cristina teve passagens marcantes pelo LuizaCred e Itaú Unibanco — neste, propôs diversas inovações. Por não ter apoio interno, ela deixou a empresa em 2013 para fundar o Nubank.
A criação do Nubank
Para que o sonho se tornasse realidade, Junqueira se juntou a David Vélez e Edward Wible, cofundadores da companhia. Todos entendiam que os bancos tradicionais cobravam altas taxas e o projeto tinha o objetivo de ser uma opção às robustas tarifas.
O Nubank captou uma grande quantidade de clientes logo em seus primeiros anos, principalmente por suas vantagens em relação aos concorrentes. Hoje, é um dos bancos digitais mais populares e valiosos da América Latina.
Cristina Junqueira integrou a seleta lista de bilionários brasileiros, além de aparecer no ranking global de mulheres mais importantes do mercado de fintechs da revista britânica FinTech Magazine.
Entre os pontos que mais se destacam em sua biografia, está o ofício de ser mãe. Ela é uma inspiração para mulheres empreendedoras que desejam êxito na maternidade e na carreira.
Sônia Hess, da Dudalina
A Dudalina é uma das marcas mais conhecidas do país. Muito desse sucesso ocorreu graças à Sônia Hess, ex-presidente da camisaria catarinense. Sua carreira começou na área de marketing da empresa, que foi fundada por seus pais em 1957.
Ela assumiu o comando dos negócios em 2003, quando se tornou CEO, substituindo seu irmão, Armando Hess. Ela foi indicada pelo conselho de administração para assumir esse cargo.
Como resultado de sua boa visão de mercado, viu o faturamento triplicar e o crescimento anual da organização crescer 30% até 2009. Além disso, agiu para que a Dudalina também passasse a atender o público feminino.
Em 2013, a organização foi vendida a um grupo americano e Sônia Hess permaneceu como presidente até 2015. Foi também em 2013 que a empresária foi eleita pela revista Forbes como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil.
Tânia Cosentino, da Microsoft Brasil
Formada em engenharia elétrica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (FESP), Tânia Cosentino se especializou em gestão e marketing e, antes de assumir a presidência da Microsoft Brasil, esteve em grandes empresas como a Siemens e a Rockwell Automation.
Contratada pela Schneider Eletric em 2000, foi uma das responsáveis pelo grande crescimento da organização na América do Sul. A profissional exerceu alguns cargos, inclusive de presidente da área responsável pelo mercado da empresa na América do Sul.
Tânia Cosentino deixou a empresa em dezembro de 2018, quando foi contratada como presidente da Microsoft Brasil para transformar os serviços digitais da empresa, acima de tudo na área de soluções inovadoras.
Vale destacar que Tânia, que também é conhecida por sua atuação nas causas de sustentabilidade, esteve na lista das dez pioneiras em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU em 2017.
Julia Petit e Marcia Netto, da Sallve
Duas grandes executivas fecham nossa lista de mulheres empreendedoras para você se inspirar. São elas Julia Petit e Marcia Netto, co-fundadoras da Sallve, uma das marcas de cosméticos de maior sucesso do Brasil atualmente.
Julia Petit
Publicitária, Julia esteve nesse mercado por 15 anos. Em 2007, encontrou sua paixão pela internet, quando criou um site que se tornou referência em moda, beleza e estilo de vida. Além disso, ele também se destacava pelas suas estratégias publicitárias.
Depois de lançar uma coleção mundial pela marca M.A.C, que a convidou para o projeto, ela entendeu sua forte ligação com o mercado de cosméticos e cuidados com a pele. Com Marcia Netto e Daniel Wjuniski, ela criou a Sallve, conhecida por não utilizar ingredientes de origem animal.
Marcia Netto
Por sua vez, Márcia também possui formação como publicitária. Ela trabalha com growth hacking, criação de grandes audiências e comunidades digitais desde 2005. Envolvida com discursos que respeitam e conectam mulheres, tem como propósito ajudar a criar rituais de beleza mais simples.
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