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Vendas pelo WhatsApp: 7 dicas de sucesso para alavancar seu negócio

Vendas pelo WhatsApp: 7 dicas de sucesso para alavancar seu negócio

Por ser o aplicativo de comunicação mais usado pelos brasileiros, as vendas pelo WhatsApp se tornaram corriqueiras.  O “zap”, como é apelidado,  destaca-se atualmente como uma ferramenta extremamente poderosa para alavancar negócios.

Alguns empreendedores utilizam essa plataforma apenas como um apoio paralelo e para fazer atendimentos rápidos, mas a verdade é que ela tem um grande potencial para aproximar você do seu cliente e garantir um tempo de resposta muito mais rápido, o que é decisivo no processo de compra.

Neste artigo, reunimos 7 dicas que vão ajudar você a alavancar suas vendas pelo WhatsApp e garantir que seus clientes se sintam muito mais satisfeitos e próximos da sua marca ou da sua empresa.

Antes de mais nada: use o WhatsApp Business

Pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas nem todos os empreendedores adotaram o WhatsApp Business. Ele foi criado em 2017 para ajudar a gerenciar melhor esse contato profissional. Assim,  uma empresa que já tenha um número próprio no WhatsApp pode fazer a transição para a ferramenta empresarial.

Siga o passo a passo, elaborado pelo próprio site do aplicativo:

  • Faça o download do WhatsApp Business gratuitamente no Google Play ou no App Store.
  • Após ler os Termos de Serviço, clique em “concordar” e “continuar”.
  • Para confirmar seu número, selecione o país e clique em “avançar” ou “ok”. Depois de receber o código por SMS ou uma ligação, insira-o e clique em “ok”.
  • Se desejar, permita que o aplicativo acesse os contatos salvos no aparelho.
  • Para criar seu perfil comercial, toque em “conhecer” e “perfil comercial”. Você terá opções para incluir informações sobre a sua empresa, como endereço, horário de atendimento e outros detalhes.

Pronto! A conta do seu negócio no WhatsApp Business pode começar a ser utilizada.

7 dicas para ter sucesso nas vendas pelo WhatsApp

Continue lendo para ver as dicas que reunimos para você, incluindo algumas ferramentas do próprio WhatsApp Business que certamente serão muito úteis ao seu negócio.

1 – Faça uma boa divulgação e use a estratégia

Essa dica é notória para algumas pessoas, mas esse é um passo importantíssimo para o sucesso na utilização do WhatsApp como uma ferramenta empresarial. Lembre-se de não apenas divulgar o seu número em diversos locais, mas também de lançar mão de canais estratégicos para fazer essa divulgação.

2 – Atenção ao tempo de resposta

Ninguém gosta de esperar, não é mesmo? Tenha certeza de que o seu cliente prefere ser atendido o mais rápido possível. O ideal é tentar estruturar estratégias a fim de evitar um tempo longo de resposta. Quanto mais rápido, melhor.

3 – Nunca deixe de responder

Também pode parecer evidente, mas é muito importante nunca deixar de responder às pessoas. Mesmo se você não oferecer o produto ou o serviço que o possível cliente deseja, tenha em mente de que ele vai se lembrar do atendimento prestado.

Além de ser um consumidor em potencial no futuro, ele poderá fazer o que algumas pessoas chamam de “propaganda espontânea”. Todos os contatos merecem resposta.

4 – Mantenha a linguagem apropriada

As vendas pelo WhatsApp nem sempre necessitam de um vocabulário totalmente formal. É indicado manter uma linguagem clara e que seja apropriada ao seu tipo de cliente – por isso, conhecê-lo é fundamental.

5 – Escute o seu cliente

O feedback externo é fundamental. Muitas vezes, temos o objetivo de entregar determinado serviço, mas nem sempre estamos no caminho certo. Falhas de comunicação podem ocorrer e, por essa razão, é muito pertinente ouvir o que o cliente tem a dizer.O retorno não só é um excelente meio para manter um bom relacionamento entre as partes, como também uma oportunidade para aplicar melhorias em processos internos.

Vendas pelo WhatsApp: 7 dicas de sucesso para alavancar seu negócio

6 – Tem uma equipe? Aposte em treinamentos

Nem todos os negócios contam com uma equipe própria, mas, se esse for o caso da sua empresa, aposte em treinamentos.

Vale capacitar os seus colaboradores para que eles entendam de forma clara os objetivos do negócio, saibam empregar as ferramentas corretamente e, acima de tudo, ofereçam ao cliente o atendimento mais adequado.

7 – Conheça as funções do WhatsApp Business

O processo de vendas pelo WhatsApp pode ser melhorado com o uso de determinadas ferramentas oferecidas pelo próprio WhatsApp Business. Conheça abaixo as principais funcionalidades que podem ajudar você a alavancar as vendas.

Catálogo de produtos

Essa função não é conhecida por todas as pessoas, mas ela traz inúmeros benefícios a um negócio. Com ela, o cliente poderá ter acesso a todos os produtos ou serviços oferecidos pela empresa sem a necessidade de iniciar uma conversa.

É possível cadastrar os detalhes de cada item, incluindo fotos, preço e descrição, servindo como uma vitrine. A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas não comecem um bate-papo por falta de tempo. Facilitar o acesso à informação é muito útil.

Etiquetas

As etiquetas são aplicadas para organizar as conversas. Você pode marcar, por exemplo, aquelas que precisam de um retorno mais urgente ou mesmo separar os clientes novos dos antigos.

É possível usar cores diferentes para as etiquetas, facilitando a organização e, consequentemente, melhorando o atendimento prestado.

Localização

Entre os dados da empresa, é possível incluir a sua localização. Isso promove um ar ainda mais profissional ao seu negócio, além de facilitar que o cliente em potencial visualize sua distância para o seu local físico – quando houver.

Estatísticas

O processo de vendas pelo WhatsApp pode ganhar melhorias de acordo com as estatísticas oferecidas pelo aplicativo. Com ele, você pode saber:

  • Quantas mensagens foram enviadas.
  • Quantas mensagens foram, de fato, entregues.
  • Quantas mensagens foram lidas.
  • Quantas mensagens foram recebidas.

Quer mais dicas? Conte com a gente!

Preparamos essas dicas especialmente para ajudar você a alavancar suas vendas pelo WhatsApp. Existem, no entanto, inúmeros outros processos e ferramentas que podem ser usadas para auxiliar o seu negócio a crescer.

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