Você sabe o que é ROI (Retorno Sobre Investimento) e como ele pode ser útil para o seu negócio? Essa ferramenta pode ajudar você a se planejar melhor e a entender quais são os investimentos que valem a pena e trazem retorno à sua empresa.
Para muita gente, abrir um negócio é a realização de um sonho. Independentemente da motivação para investir em algo próprio, é muito importante se organizar e mensurar o que está ou não dando certo para que ele obtenha êxito.
Hoje nós vamos explicar o que é ROI e como ele pode ser benéfico para o seu empreendimento, além de ensinar o passo a passo para calculá-lo.
Afinal, o que é ROI?
O Retorno Sobre Investimento, ou apenas ROI, é um indicador baseado em um cálculo que permite descobrir o quanto uma empresa está lucrando financeiramente diante de um investimento realizado.
De modo mais simples, é uma forma de comparar e mensurar o resultado financeiro de investimentos feitos por um negócio. Assim, é possível comprovar quais valem a pena e são capazes de atingir os resultados esperados e quais precisam ser revisitados, paralisados ou mesmo cancelados.
É muito comum que essa métrica seja utilizada no setor de marketing das empresas, avaliando e analisando o desempenho de estratégias implementadas.
O que posso considerar investimento?
Investimento é tudo aquilo que a empresa faz para contribuir com seu crescimento. Pode ser a locação de um novo espaço, a compra de um domínio para o site do empreendimento ou mesmo as estratégias de propaganda de divulgação da marca.
Vamos supor, por exemplo, que você tenha uma marca de roupas e decidiu fazer anúncios em uma rede social como o Instagram. Você aplicou parte de seu capital nessa proposta, mas será que ela está rendendo o esperado e vale a pena ser mantida?
Muitas vezes é necessário reajustar essa estratégia, mas o ROI também ajuda você a entender o que está dando certo e o que merece continuar ou até mesmo ganhar novos recursos.
Como calcular o ROI?
Agora que você entendeu o que é ROI e para que ele serve, está na hora de colocá-lo em prática! Fazer esse cálculo não é difícil, e você pode utilizar a métrica rapidamente. Basta ter em mãos os números necessários.
Vamos voltar ao exemplo anterior e imaginar que você investiu o valor de R$ 10 mil em anúncios para uma campanha. Se o seu retorno foi de R$ 25 mil em vendas, você poderá calcular da seguinte forma:
(25.000 – 10.000) / 10.000 x 100 = 150%
Isso significa que a sua loja teve um retorno de 150%. Esse valor positivo mostra que a estratégia foi lucrativa. Se a receita não fosse capaz de cobrir os custos, você teria um prejuízo financeiro.
É importante frisar que também vale a pena levar em consideração outros detalhes, como seu histórico de vendas, por exemplo. Como foi a venda no ano anterior? Houve algum investimento em publicidade? Essa comparação deixará o seu resultado ainda mais claro e auxiliará na construção de seu planejamento.
Como o ROI pode agregar ao seu negócio
Neste conteúdo, já exemplificamos o ROI e trouxemos algumas dicas sobre como ele pode ser utilizado. Para deixar ainda mais claro, reunimos alguns pontos importantes e que destacam como tal ferramenta é positiva para uma empresa.
Veja como o Retorno Sobre Investimento pode agregar ao seu negócio:
Elaboração e otimização de estratégias
As ideias inovadoras são importantíssimas na hora de elaborar estratégias, mas os indicadores são essenciais. Calcular o ROI é uma forma de entender o que está ou não performando como esperado e, a partir disso, otimizar suas estratégias.
Planejamento
Tendo em mãos os resultados do retorno financeiro de seus investimentos, é possível se planejar de maneira muito mais assertiva, aumentando as chances de seu negócio crescer e lucrar. Entender quais investimentos trazem retorno é fundamental para se ter um norte na hora do planejamento.
Lucratividade
Entre as muitas razões que tem para existir, uma empresa certamente precisa lucrar. E o ROI é uma métrica excelente para identificar estratégias eficazes e que podem trazer mais lucratividade ao negócio.
Com esse cálculo, é possível fazer um melhor uso dos recursos disponíveis, além de reforçar os investimentos nas iniciativas que estão, de fato, dando certo.
Dinheiro é bom, e a gente gosta!
Já que o dinheiro foi um dos assuntos do post que você acabou de ler, que tal explorar outro artigo que fala sobre o tema de um modo um pouquinho diferente? Planejar-se financeiramente não é uma exclusividade dos negócios e também é importante que façamos isso na vida pessoal.
Em outra publicação, trouxemos 5 hábitos financeiros que fazem parte da rotina de mulheres bem-sucedidas. Aproveite essas dicas, clicando no link abaixo:
Dinheiro é bom, e a gente gosta: 5 hábitos financeiros de mulheres bem-sucedidas