Quem nos acompanha sabe: Networking é um dos pilares da nossa comunidade e palavra de ordem por aqui.
Neste artigo vamos falar sobre a importância de cultivar esse hábito, que estreita caminhos e nos leva além.
O networking é uma forma de cultivar relacionamentos profissionais em ambientes diferentes do seu e utilizar essa relação para troca de experiências, contatos e para fazer negócios.
Criar relacionamentos profissionais não pode ser o interesse principal, pois senão fica muito forçado e pouco natural. Pode parecer apenas interesse, sabe? Os negócios aparecem depois naturalmente, fruto do estreitamento desta relação que deve ir se aprofundando com o tempo.
Algumas pessoas entendem networking como a criação de uma conexão falsa, baseada apenas em interesses comerciais. Mas aqui deixamos uma reflexão: já parou para pensar que todas as relações são baseadas em interesse? Pensa na sua relação com amigos ou até com seu companheiro(a). As pessoas têm desejos comuns, e é isso que fortalece os vínculos e criam conexões. Dali surgem várias oportunidades como amizades longas, relacionamentos e negócios.
Tudo isso deixa claro que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa em todas as áreas da sua vida. Se tratando de uma rede de contatos profissionais, ainda existem grandes benefícios como a troca de informações e experiências.
A todo instante nos aproximamos de pessoas que até então não conhecíamos, seja em curso, viagem, faculdade. O que não pensamos é que isso também pode ser incluído no pacote de geração de relacionamentos. Tem uma teoria, “the small world problem”, que diz que estamos a seis pessoas de distância de qualquer outra no mundo. Sabe o que isso quer dizer? Que podemos acessar qualquer pessoa!
Networking é um exercício que tem que ser feito diariamente. Como andam seus relacionamentos?
Besos, besos.
Bru, Dri e Nati.