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Marketing sazonal: estratégias para impulsionar seu negócio

Marketing sazonal: estratégias para impulsionar seu negócio

As mulheres finalmente ganham cada vez mais destaque e conquistam novos espaços no universo corporativo e do empreendedorismo. Com muitas habilidades e criatividade, impulsionam grandes e pequenos negócios nas mais diversas áreas. Em um cenário cada vez mais competitivo, determinadas estratégias podem fazer toda a diferença, como é o caso, por exemplo, do marketing sazonal.

Compreender e saber aproveitar as oportunidades oferecidas pelas diferentes épocas do ano é muito importante para um empreendimento, já que utilizar as táticas certas no momento oportuno pode ajudar você a alavancar o seu negócio, atraindo mais clientes e, consequentemente, criando um cenário muito mais favorável.

Neste artigo especial, abordaremos o poder do marketing sazonal, explorando as vantagens e os benefícios dessa estratégia, passando pelas diferentes temporadas e eventos ao longo do ano e destacando como é possível maximizar seus resultados diante das ações mais apropriadas para cada época.

O que é marketing sazonal?

Antes de mais nada, é bom esclarecer o significado da palavra “sazonal”. 

Esse termo se refere a algo relacionado a um período específico ou a uma época do ano. No contexto do marketing, estamos falando de estratégias e ações desenvolvidas com base em eventos sazonais.

Isso porque datas comemorativas e outros momentos impactam diretamente o comportamento dos consumidores. As táticas criadas pelas empresas proporcionam um aproveitamento muito maior dessas oportunidades temporárias.

O marketing sazonal tem o objetivo principal de promover produtos, serviços ou campanhas direcionadas, aproveitando o interesse das pessoas de acordo com as demandas sazonais.

Quais são as datas sazonais?

Os profissionais que trabalham no ramo das vendas, especialmente no varejo, já estão familiarizados com as datas sazonais. Podemos citar como exemplo o Natal, que é o momento mais esperado pelo comércio.

Durante o mês de dezembro, os shoppings e as lojas de rua ficam muito mais cheios, o que faz com que a demanda seja muito maior. Diante disso, as empresas aproveitam o maior interesse e oferecem uma gama significativa de produtos, têm mais colaboradores trabalhando, entre outros diferenciais com relação a outros períodos do ano.

Além do Natal, podemos incluir outras datas  nas estratégias utilizadas pelo marketing sazonal. Entre os exemplos mais comuns, estão:

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais especiais do ano. Tanto é um momento especial para aproveitar com as mamães quanto significa uma oportunidade para os empreendimentos, visto que estimula o comércio.

Dia dos Namorados

Essa também é uma ocasião bastante esperada pelas empresas. E muito se engana quem pensa que apenas as lojas de roupas, acessórios e presentes saem ganhando no Dia dos Namorados. Os restaurantes são muito procurados, incluindo também prestadores dos mais diversos tipos de serviços.

Carnaval

Muita gente passa o ano inteiro esperando pelos dias de folia do Carnaval. Esse é um dos pontos culturais mais fortes entre os brasileiros e estimula o comércio em diferentes áreas, sendo uma ótima oportunidade de colocar o marketing sazonal em prática.

Festa Junina

Nossa cultura, aliás, é um dos pontos altos do Brasil. E a Festa Junina, comemorada durante as festividades do São João, também é muito forte e conhecida. É um momento de valorizar a cultura popular brasileira e de alavancar vendas.

Datas criadas pelo comércio

Além das festividades comuns e tradicionais que fazem parte da nossa  experiência, existem outras datas criadas pelo comércio e que são muito utilizadas nas estratégias de marketing sazonal. Podemos mencionar a Black Friday e o Dia do Consumidor, que despertam o interesse do público e impulsionam as vendas.

Estações do ano

Certamente os sorvetes fazem muito sucesso durante o verão. Já as blusas de frio e os cobertores são mais procuradas durante o inverno. Esses são apenas alguns exemplos de como as estações do ano  podem – e devem – fazer parte das estratégias de marketing.

Marketing sazonal: estratégias para impulsionar seu negócio

As vantagens do marketing sazonal

Agora que você entendeu o que é o marketing sazonal e conheceu alguns exemplos de datas comemorativas que costumam despertar o interesse dos consumidores, vale a pena destacar quais são as vantagens dessa prática.

Utilizando as estratégias certas e aproveitando as oportunidades, é possível fortalecer a sua empresa e garantir bons resultados. Entre os benefícios, estão:

Ampliação das vendas

O marketing sazonal tem vários objetivos, mas, sem sombra de dúvidas, o aumento das vendas é o principal. É imprescindível, é claro, usar as ferramentas e as estratégias corretamente, mas a sazonalidade tem tudo para impulsionar a taxa de conversão e os lucros de uma empresa.

Rotatividade dos produtos

Está com o estoque cheio e precisando aumentar sua rotatividade? As datas sazonais, claro,  podem ser uma opção para aumentar o seu giro de produtos, ajudando o negócio a não ter um estoque estagnado e oferecer novidades aos seus clientes.

Visibilidade

Ser estratégico também é ter uma visão de longo prazo. Além de trazer benefícios rápidos a um empreendimento, o marketing sazonal é uma oportunidade de dar mais visibilidade a uma marca, porque ideias criativas e boas soluções proporcionam boas experiências aos consumidores e fazem toda a diferença.

Quer se informar melhor sobre planejamento estratégico? Leia este artigo:

Etapas do planejamento estratégico de vendas: por onde começar

Passo a passo: por onde começar?

Toda estratégia de marketing precisa ter uma base. Para tal,você deve seguir determinados estágios, a fim de garantir os melhores resultados e aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado.

Se você planeja criar uma boa estratégia de marketing sazonal, saiba por onde começar, seguindo os passos que descrevemos abaixo.

1 – Faça um planejamento

Planejamento é um dos sinônimos do marketing. Quando o assunto é sazonalidade, é fundamental estudar o calendário para planejar quando as campanhas serão aplicadas – vale reforçar que esse processo deve ser realizado com antecedência.

Depois, é chegado o momento de planejar as ações a serem tomadas nessas datas. Promoções serão aplicadas? Quando? Campanhas serão divulgadas nas redes sociais? Condições especiais serão oferecidas aos consumidores nesse período?

Seja qual for o ramo, não podemos deixar de usar a criatividade. E, em relação às empresas que contam com colaboradores, isso proporciona um momento de troca de ideias e experiências para que as melhores decisões sejam tomadas.

2 – Seja criterioso e tenha cuidado

O objetivo de uma campanha é ser eficiente e trazer resultados. A fim de que isso seja possível, é necessário ser criterioso e tomar todos os cuidados possíveis, seja na definição do início da ação, seja nas estratégias a serem empregadas.

Um exemplo disso é a escolha da data: lançar um combo de açaí durante as baixas temperaturas do inverno pode não ser uma escolha adequada para uma sorveteria. Já oferecer opções que combinem com o clima, como coberturas quentes, por exemplo, pode ser uma boa saída.

É preciso se atentar para ações estratégicas, que, bem conduzidas, trazem muitos benefícios a um negócio. Por outro lado, quando mal planejadas e/ou aplicadas, elas podem afetar a empresa de forma negativa, inclusive com prejuízos.

3 – Conheça seu público e defina uma mensagem

Qual é a mensagem que a sua campanha de marketing sazonal deseja transmitir? É necessário pensar nesse ponto, e isso só é possível conhecendo o seu público, levando em consideração os feedbacks de campanhas anteriores, por exemplo.

Reflita sobre o que você deseja despertar no cliente e crie suas ações tendo em mente esse ponto como base. É importante  levar em consideração que o processo de vendas é uma via de mão dupla: além de agradar a empresa, o cliente  precisa ficar satisfeito.

4 – Prepare o orçamento

Citamos anteriormente o Natal como um momento de shoppings e lojas mais cheias. Ter mais produtos disponíveis é fundamental, mas é preciso pensar em outra questão: se mais pessoas querem comprar, significa que mais atendentes de venda devem estar disponíveis.

Esse é apenas um exemplo, mas é necessário preparar o orçamento para qualquer tipo de campanha de sazonalidade, inclusive para a divulgação de suas campanhas.

5 – Reforce o estoque

Quando o assunto é a venda de produtos, fazer uma boa preparação do estoque também é crucial. Em determinados eventos, como é o caso da Black Friday, por exemplo, espera-se maior interesse dos clientes, o que resulta em garantir um reforço nos itens disponíveis.

Ao mesmo tempo, isso justifica a elaboração de um planejamento baseado na realidade da sua empresa e nas métricas avaliadas. Afinal de contas, comprar mais produtos do que o necessário pode trazer prejuízos.

Para saber mais sobre métricas e como utilizá-las, leia este artigo.

6 – Ajuste o que for preciso e treine o pessoal

Fazer ajustes é básico. Nem sempre uma ideia sai exatamente como o planejado; por isso, você deve estar sempre de olho no andamento das ações aplicadas e, se for o caso, fazer os devidos ajustes.

Além disso, o treinamento do pessoal é fundamental para empresas que contratam colaboradores. É importante que todos entendam o objetivo da ação e compreendam o que o negócio espera delas, dos clientes e das campanhas vigentes.

O WhatsApp é uma boa ferramenta de comunicação. Informe-se a respeito:

Vendas pelo WhatsApp: 7 dicas de sucesso para alavancar seu negócio

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