Elaborar uma apresentação sobre um negócio ou uma ideia pode parecer simples e fácil, mas muitas vezes é bastante desafiador. É importante saber como fazer um pitch que vá gerar impacto e ajudá-la a atingir seus objetivos.
Afinal, qual a duração ideal? Por onde devo começar na elaboração e na hora de apresentar minhas ideias? Que tipo de informação meu pitch precisa ter para fazer brilhar os olhos do público? Quais são os passos a serem seguidos?
Responderemos a essas e a outras perguntas neste artigo especial. Continue lendo e aprenda como fazer um pitch com nossas dicas!
Afinal, o que é um pitch?
Pitch é o termo utilizado para representar uma apresentação breve de uma empresa, de um produto ou mesmo de uma ideia de negócio. Ela costuma ser feita para possíveis investidores ou outros empreendedores com o objetivo de conquistar capital, sócios ou mesmo parceiros.
Durante essa apresentação, é importante não vender apenas as vantagens desse negócio, mas também outras ideias e conceitos relevantes, que despertem o interesse dos espectadores e, de fato, criem valor ao que está sendo apresentado.
Quanto tempo dura um pitch?
Normalmente, apresentações do tipo são muito dinâmicas e duram entre 3 e 5 minutos. Por isso, é fundamental ser direta na apresentação e se lembrar de incluir as informações mais relevantes e necessárias.
Existem, no entanto, algumas variações de apresentação. Embora mais raras, algumas são mais longas e podem durar até 20 minutos.
Também existe o “elevator pitch”, ou seja, uma apresentação ainda mais condensada e que dura entre 30 segundos e 1 minuto. A intenção desse tipo de pitch é explicar todo o negócio de forma simples e assertiva para que qualquer pessoa seja capaz de entender a ideia que a apresentação deseja transmitir.
Esses termos são bastante utilizados no universo das startups.
Como fazer um pitch perfeito
Existem alguns pontos primordiais e que devem ganhar a sua atenção na hora de começar a preparar a sua apresentação. São algumas perguntas que devem ser feitas nesse momento.
Veja a seguir algumas dicas sobre como fazer um pitch que gere impacto.
1 – Qual é o problema e a oportunidade?
O primeiro passo é apresentar aos espectadores os problemas enfrentados pelos consumidores ou pelo público-alvo, quais são suas necessidades e o mercado atual. Onde há um problema, também há uma solução. E precisa ser a sua.
Vale lembrar essa etapa, porque a solução que o seu negócio oferece fica muito mais clara quando o problema é ilustrado inicialmente.
Você deve ter em mente que nem sempre a audiência tem domínio sobre a sua área. Por isso, a maneira como você vai trazer os dados e as informações faz toda a diferença.
2 – Como a sua empresa soluciona esse problema?
Você já apresentou o problema. Agora, chegou a hora de explicar como o seu negócio é capaz de resolvê-lo. Lembre-se de destacar os pontos de maior relevo e, quando possível, invista em amostras do seu produto e serviço.
Quando for o caso, apresente a forma física do produto. Também é possível destacá-los por vídeos ou imagens.
3 – Quais os diferenciais do seu negócio?
No mundo competitivo em que vivemos, é bem provável que outra empresa ofereça uma solução ao menos parecida com a sua. Nesse ponto, é fundamental ilustrar o que de diferente e inovador o seu negócio apresenta.
Se você deseja um sócio ou um investidor, ele precisa acreditar nesses diferenciais, ou você terá muita dificuldade em conquistá-lo.
4 – Em qual estágio está o negócio?
Agora é a hora de explicar em qual momento está o negócio. Conte um pouco sobre como ele surgiu, como foi desenvolvido e qual é seu desempenho. Aqui também é a oportunidade de falar sobre números: qual é o faturamento? Quais as projeções em curto, médio ou longo prazo? Entre outros detalhes do tipo.
5 – Qual o seu objetivo?
Você precisa deixar bem claro qual é o seu objetivo com essa apresentação. Se estiver procurando um sócio ou um investidor, qual é o valor desejado e o valor percentual proposto de participação? Como pretende usar esse investimento?
Ao elaborar essa parte, lembre-se de pensar especificamente no seu tipo de negócio e em quem vai assistir à apresentação. Nem todas elas precisam ser da mesma forma, mas essas são as ideias iniciais sobre como fazer um pitch de qualidade.
Leia também: 5 qualidades para o seu negócio ser bem-sucedido
Dicas de como fazer um pitch
Pense que o seu negócio já está tendo uma grande oportunidade apenas por ter conseguido agendar tal apresentação. O primeiro passo já foi dado; chegou a hora de caprichar!
Veja algumas dicas:
Seja breve e direta
No mundo de hoje, é sempre bom lembrar que todas as pessoas têm compromissos – e não são poucos, principalmente quando falamos sobre negócios. Evite se alongar e capriche no visual da apresentação e não faça textos muito longos.
Quem está apresentando é quem deve ganhar a audiência, e não apenas a tela que servirá como um apoio – mas fique atento: o design também precisa ser bem visto.
Apresente um bom storytelling
O storytelling é uma forma de desenvolver uma narrativa em torno do negócio, produto ou serviço e agregar mais valor a ele. A sua audiência deseja e merece uma apresentação muito bem amarrada, que prenda a atenção.
Acredite no seu negócio
Não é possível fazer alguém apostar no seu negócio se você não acreditar nele. Transmita a todos que você não chegou até aqui por acaso. Entregue energia, mostre que você confia na sua empresa e não se esqueça de acreditar também em você mesmo.
Você é capaz de fazer uma apresentação incrível e de sucesso!
Outras dicas rápidas de como fazer um pitch:
- Estude, com antecedência, quem será sua audiência.
- Evite ultrapassar o tempo estipulado de apresentação.
- Procure ser o mais sucinta possível.
- Treine antes de apresentar o seu pitch.
- Procure iniciá-lo de forma impactante.
- Traga dados, gráficos e materiais de apoio.
- Capriche na apresentação visual.
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