Você conhece a importância de métricas para o sucesso de um negócio? Para alcançar os objetivos propostos, determinadas ações precisam ser colocadas em prática, desde a criação da empresa até a mensuração dos resultados.
Neste artigo, você vai entender exatamente o que são métricas, quais são as mais importantes para uma organização, as diferenças em relação aos KPIs e conhecer alguns exemplos para colocar em prática e alavancar os seus resultados.
O que são métricas?
As métricas são medidas quantificáveis utilizadas para mensurar os resultados de processos, ações ou estratégias de marketing de uma empresa. Elas servem como indicadores que ajudam o empreendedor a avaliar o desempenho de uma campanha específica ou mesmo de todo o trabalho realizado.
Esses dados nos auxiliam a entender cada etapa dos projetos adotados pela organização, de forma definitiva e baseada na realidade, e não apenas em “achismos”, auxiliando na tomada de decisões, na elaboração de novas estratégias ou mesmo na correção de possíveis falhas.
Importância de métricas: quais são suas funções?
Você já entendeu como as métricas são importantes para uma empresa, correto? Agora, vale a pena conhecer as principais funções dessas medidas para o setor de marketing de uma empresa:
- Acompanhamento dos pontos positivos e negativos de campanhas e estratégias;
- Avaliações para a tomada de decisões;
- Aprimoramento de estratégias já existentes;
- Criação de novas estratégias;
- Mensuração da performance das campanhas;
- E muito mais.
Métricas e KPIs: qual a diferença?
As métricas e os KPIs, que são os indicadores-chave de performance, andam juntos. Mas você sabe qual é a diferença entre as duas coisas?
Basicamente, as métricas contêm as informações em seu estado bruto. Por sua vez, os KPIs são identificados e definidos para analisar diretamente o desempenho e os resultados do negócio.
Isso significa, de modo geral, que os KPIs são indicadores matemáticos e estatísticos que ajudam a empresa a explicar, de forma numérica, os resultados dos processos, ações ou estratégias da empresa.
Antes de começar…
A importância de métricas também está na preparação do terreno para essa análise. Existem dois passos que devem ser seguidos e eles vão ajudar o seu negócio a ter um norte para avaliar o seu desempenho.
1 – Definição de objetivos
Esse é o primeiro passo. É muito importante definir os objetivos. Vamos supor que a ideia seja fazer a avaliação de uma campanha específica. Afinal, aonde a empresa quer chegar com essa ação? O que ela deseja conquistar?
Apenas com esses objetivos definidos será possível utilizar as métricas com qualidade e, de fato, fazer com que elas tragam benefícios ao seu negócio.
2 – Estabelecimento de ferramentas
Depois, é a hora de escolher as ferramentas que vão ajudar a empresa a analisar as métricas. É importante se aprofundar um pouco nesse assunto para entender quais são as ideais para cada tipo de negócio, mas, entre as principais, estão:
- Google Analytics;
- Mixpanel;
- RD Station;
- Semrush;
- Kissmetrics.
Principais métricas para usar no seu negócio
Você entendeu a importância de métricas e por onde deve começar. Chegou a hora de conhecer as principais, que podem ajudar a alavancar o seu negócio.
Métricas de atração
O trabalho de marketing começa na tentativa de atrair o público. Sendo assim, é importante avaliar quantas pessoas chegam aos seus canais — e como — para que essas informações ajudem a empresa a otimizar esse processo.
Entre as métricas de atração mais utilizadas, estão:
- Número total de visitas: quantas visualizações o seu site obteve em determinado período;
- Visitantes recorrentes: pessoas que entraram no site e retornaram mais tarde;
- Fontes de tráfego: como elas chegaram aos seus canais;
- Dispositivos móveis ou desktop: como os visitantes viram seu site;
- Conteúdo compartilhado: quanto de seu conteúdo foi compartilhado por esses visitantes com outras pessoas.
No caso das redes sociais, também é possível acompanhar o crescimento dos seguidores, as visualizações dos stories e diversos outros pontos.
Métricas de conversão
Atrair pessoas é fundamental para o sucesso do negócio, mas a importância de métricas também mora na conversão. Afinal, de que adianta um alto volume de visitantes se você não consegue convertê-los em leads?
Um lead, vale destacar, é uma oportunidade de negócio para uma empresa. Basicamente, é alguém que forneceu informações de contato, como nome, e-mail e telefone, por exemplo, em troca de uma oferta de valor no seu site (como o acesso a um conteúdo ou uma ferramenta, por exemplo).
É uma pessoa que já demonstrou interesse no que você tem a oferecer ou, pelo menos, em determinado tema que tem ligação com o seu negócio. Entre as métricas de conversão mais utilizadas, estão:
- Taxa de rejeição (também chamada de bounce rate), que indica quantas pessoas saíram do seu site na mesma página que entraram, sem demonstrar interesse por qualquer outra página ou material;
- Total de conversão: esse é o objetivo primário de uma campanha de marketing e é importante avaliar a proporção de visitantes que foram convertidos em leads;
- Taxa de cliques: avalia a proporção de pessoas que clicaram no conteúdo dos e-mails enviados pela sua empresa;
- Novos visitantes x visitantes recorrentes: analisa quantas conversões foram realizadas na primeira visita e quantas foram conquistadas a partir de outras visitas dos usuários.
De modo geral, a partir dessas métricas, é possível fazer a avaliação de quantas pessoas foram convertidas por meio da estratégia de marketing utilizada. No caso de campanhas específicas, é possível, por exemplo, fazer essa análise de acordo com o período.
Métricas de receita
Depois que os leads se tornam clientes, é necessário continuar dando importância às métricas e fazendo avaliações. Os investimentos feitos, de fato, valeram a pena? É necessário fazer adaptações? Cancelar ou alterar estratégias?
Para fazer um planejamento de marketing que se adeque à realidade da empresa, você pode usar as seguintes métricas:
- CAC — Custo de Aquisição por Cliente: de modo geral, o CAC serve para mostrar quanto uma empresa gasta para conseguir cada novo cliente. A partir do resultado, é importante avaliar se esse valor está ou não adequado;
- LTV — Lifetime Value: com o resultado do CAC em mãos, é hora de usar o LTV para te ajudar a prever quanto lucro o negócio espera de cada cliente pelo tempo em que ele for um comprador;
- MRR — Receita Mensal Recorrente: esse método é muito utilizado em empresas que operam no modelo de assinaturas e visa ajudar o negócio a se atentar às quantias que entram em caixa para ajudar no planejamento financeiro;
- ROI — Retorno Sobre Investimento: o ROI, como o nome sugere, revela qual o retorno financeiro de acordo com o valor investido;
- NPS — Net promoter score: por fim, mas não menos importante, está o NPS, que tem o objetivo de medir o grau de satisfação de seus clientes atuais, além de servir para entender o potencial desses consumidores.
Saiba mais sobre o ROI!
Como você viu em nosso artigo sobre a importância de métricas, o ROI é fundamental para ajudar uma empresa a mensurar seus resultados. Utilizar essa ferramenta é mais fácil do que você imagina e vale a pena se informar a respeito.
Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto, leia o artigo especial que preparamos para você clicando no link abaixo.
Como calcular o retorno sobre o investimento: saiba o que é ROI
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