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Etapas do planejamento estratégico de vendas: por onde começar

Etapas do planejamento estratégico de vendas: por onde começar

Para que um negócio chegue ao sucesso, é necessário se planejar. E existem diversas etapas do planejamento estratégico que precisam ser empregadas para garantir os resultados esperados e a satisfação dos públicos de interesse.

Você tem essas etapas em mente e entende a importância de seguir cada uma delas? Grandes empreendedoras conhecem e seguem esses passos, e você vai se informar a respeito deste tema no artigo que preparamos para você.

Afinal, o que é planejamento estratégico?

Antes de mais nada, é importante definir o que é o planejamento estratégico. Como o nome sugere, trata-se de um processo gerencial que tem o objetivo de elaborar as estratégias que serão utilizadas pela organização.

É uma forma de definir qual é a posição desse negócio em relação ao mercado e o momento de se fazer algumas perguntas que, por mais que pareçam óbvias, servirão para nortear a jornada da empresa:

  • Aonde o negócio pretende chegar?
  • Quais são as metas e objetivos da empresa?
  • O que é necessário para alcançar esses objetivos?
  • Qual será o posicionamento do negócio no mercado?
  • O que a concorrência está entregando?
  • Quais são as tendências de consumo e/ou comportamento do público-alvo?
  • Quais são os recursos disponíveis?

Esses são apenas alguns pontos, mas já são suficientes para que você entenda como é importante seguir cada uma das etapas do planejamento estratégico — e que é preciso ser realista e pensar em longo prazo ao colocá-los no papel.

Cada decisão tomada durante esse processo servirá para definir os caminhos do negócio, quais são os moldes da empresa, as metas e objetivos almejados e como o andamento do negócio será avaliado a partir dessas estratégias.

As etapas do planejamento estratégico

Agora, você vai conhecer as principais etapas do planejamento estratégico e como colocá-las em prática para que seu negócio tenha melhores condições de chegar ao sucesso e atingir os resultados esperados.

1 – Trabalhe a missão, a visão e os valores da empresa

Essa é uma das principais etapas e, por mais que seja tão importante, muitas vezes é ignorada e negligenciada por determinadas empresas. A missão, a visão e os valores vão definir a identidade e o posicionamento da organização, servindo como base para a construção do planejamento estratégico.

Basicamente, estas são as definições de cada um desses pontos:

  • Missão: razão pela qual a empresa existe;
  • Visão: aonde a empresa pretende chegar;
  • Valores: comportamentos e ações inegociáveis para que ela possa atingir a visão estabelecida.

2 – Ecossistema da empresa: os papéis de cada um

É necessário ter uma visão macro do negócio e entender qual é o papel de cada uma das partes interessadas — que são os chamados stakeholders, conjunto de pessoas ou entidades que influenciam ou são influenciadas pela empresa.

O primeiro passo é identificá-los, pensando em quem são os clientes, parceiros, fornecedores, sócios, acionistas e até mesmo os órgãos públicos. Depois, é preciso conhecer suas necessidades e expectativas e propor estratégias para atingi-las.

É muito importante ter em mente que os stakeholders contribuem muito para o desenvolvimento da empresa e não devem ser deixados de lado em hipótese alguma na hora do planejamento.

3 – Análise SWOT: análises internas e externas

É bem provável que você já tenha lido sobre a análise SWOT, sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os dois primeiros representam o ambiente externo da empresa, e os dois últimos, o cenário externo.

Essa avaliação, que no Brasil também é chamada de FOFA, é feita da seguinte forma:

  • Forças: o que a empresa tem de melhor, seus pontos fortes;
  • Fraquezas: quais fatores internos podem atrapalhar o desenvolvimento do negócio e são desvantagens em comparação com a concorrência;
  • Oportunidades: aspectos externos que, ao serem identificados e transformados em oportunidades, ajudam a empresa a atingir seus objetivos;
  • Ameaças: os obstáculos externos e que ameaçam o desenvolvimento do negócio.

4 – Metas e objetivos devem ser definidos

Definir metas e objetivos é fundamental — e, como já citamos anteriormente, é muito importante ser realista ao traçá-los, sempre levando em consideração os instrumentos disponíveis pela empresa e as avaliações já realizadas.

Você sabia? Metas e objetivos são coisas diferentes, mas que se complementam e auxiliam uma organização a atingir seus resultados. O DIG preparou um artigo específico com tudo o que você precisa saber sobre esse tema, acesse:

Como se organizar para ter metas alcançadas em 2023

Etapas do planejamento estratégico de vendas: por onde começar

5 – Plano de ação: a execução

Você já encontrou a identidade da sua empresa, sabe quais são suas forças e fraquezas, entende que existem oportunidades e conhece melhor sua concorrência. Chegou a hora de agir!

O plano de ação está diretamente relacionado à execução de suas estratégias. É o momento de definir qual será o papel de cada membro da organização para colocar em prática o planejamento previsto.

Esse é um ponto mais complexo das etapas do planejamento estratégico, mas existem determinadas ferramentas que podem ajudar nesse processo. É o caso, por exemplo, do 5W2H, que, de forma resumida, te desafia a responder 7 perguntas.

Vamos supor que você tem uma loja virtual e seu principal objetivo é aumentar os visitantes dela (para que seja possível atingir suas metas de vendas). O que deve ser feito é a primeira das perguntas e, a partir da resposta, é preciso se questionar:

  • Por que precisa ser feito?
  • Quem deve fazer?
  • Onde deve ser realizado?
  • Quando deve ser feito?
  • Como fazer?
  • Quanto custa fazer?

A partir disso, você tem um plano de ação e já sabe por onde começar.

6 – Indicadores de desempenho: hora de avaliar os resultados

É preciso criar indicadores de desempenho para permitir que seja possível acompanhar os resultados obtidos, sempre levando em consideração a realidade do seu negócio e lembrando que gerar lucro é necessário.

Nós falamos desse assunto, inclusive, neste artigo do DIG:

5 qualidades para o seu negócio ser bem-sucedido

É necessário, então, acompanhar esses resultados periodicamente, utilizando a estratégia que mais se adequar à empresa. A partir desses resultados, é possível corrigir estratégias equivocadas, definir novas metas e alinhar os planos de acordo com o momento vivido pela organização.

Conte com o apoio do DIG!

Você chegou até aqui para conhecer melhor cada uma das etapas do planejamento estratégico. Estamos felizes em te ajudar e é uma oportunidade para que a gente possa se conhecer! Vai ser um prazer ter você no DIG CLUB!

O DIG CLUB é uma comunidade que tem a missão de auxiliar mulheres a atingirem seus objetivos pessoais e profissionais de maneira mais rápida e levando em conta suas realidades, sempre com o apoio de outras mulheres.

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